Artigos

A experiência na Escola de Formação

Por: Lucas Rodrigues


A experiência alcançada ao longo de um ano de estudos intensos na Escola de Formação da SBDP é tão grande, que é difícil transmiti-la nestas breves linhas. No entanto, é possível dividir estes ganhos em três pontos.

Essencialmente há um resultado acadêmico estrondoso. Você aprende, através dos estudos e métodos utilizados na Escola de Formação, complementar as atividades da Universidade (uma vez que a abordagem realizada pela SBDP é inovadora em face do ensino jurídico tradicional), ampliar seu conhecimento jurídico de maneira extensa e a trabalhar e compreender a jurisprudência (substancialmente do STF).

Em segundo, e não menos importante, há o retorno científico. Via de regra, os estudantes de direito pouco, ou quase nada, desenvolvem este tipo de trabalho na Academia. Aqui, na Escola de Formação, o aluno é levado ao universo do trabalho científico, seja através da pesquisa, em geral, pouco valorizada nas faculdades, mas que é estimulada ao longo da EF, seja através da possibilidade de realizar a Iniciação Científica vinculada com a SBDP, ou ainda pela produção, ao término dos estudos, de um trabalho metódico, o qual será defendido perante uma banca.

O último ponto abordado, tão relevante quanto os anteriormente expostos, é o ganho pessoal. Você interage com alunos de diferentes universidades, de diferentes anos da graduação e com diferentes concepções ideológicas, conseguindo assim agregar valores e conhecimentos. Neste sentido, você terá contato com diversos professores, de áreas e faculdades diferentes, gerando um intercâmbio de informações e concepções. Claro, não se fale aqui dos contatos acadêmicos conseguidos, tanto com alunos, quanto com professores.

Pelos motivos acima abordados, creio que a Escola de Formação é uma oportunidade imperdível, única, com condições de trazer muitos resultados positivos, quando houver empenho e dedicação do aluno.

Será um ano de muito trabalho, mas com muitos frutos ao final.