Monografias

Este material pode ser reproduzido desde que citadas a fonte e as
referências bibliográficas de acordo com as normas vigentes.


Título Comunidades quilombolas no Judiciário brasileiro: análise comparativa da jurisprudência
Autor Luiza Andrade Corrêa
Ano 2009
Orientador Henrique Motta Pinto
Palavras-chave Quilombo, quilombola, Decreto 4.887/03 e ADIn 3239
Acórdãos citados ADIn 3239 (vide acórdãos das demais instâncias nos anexos da monografia)
Banca Examinadora Henrique Motta Pinto e Ester Rizzi
Resumo da Monografia


O artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988 outorga ao Estado o dever de emitir o título de propriedade definitiva das terras das comunidades remanescentes dos quilombos. A presente pesquisa faz um mapeamento das decisões dos Tribunais Estaduais, Federais e do Superior Tribunal de Justiça sobre o direito à terra dessas comunidades.

Em 2003, foi promulgado o Decreto federal 4.887/03, que trata do procedimento de demarcação, reconhecimento, delimitação e titulação das terras quilombolas. Já no início de sua vigência, o Partido da Frente Liberal contestou-o no Supremo Tribunal Federal, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3239, a qual ainda não foi julgada.

Nesse cenário, a pesquisa realiza um diálogo entre a argumentação utilizada pelo judiciário brasileiro e aquela apresentada, até o momento, ao Supremo Tribunal Federal no âmbito da ADIn 3239. Como resultado, foram apontadas as tendências do judiciário quanto à aplicação do artigo 68 do ADCT, bem como produzidos elementos informativos sobre a matéria, que podem ser úteis ao debate público e à solução de demandas que venham a ser apreciadas pelo judiciário sobre o direito à terra das comunidades quilombolas, inclusive a própria ADIn 3239.


Segu

04

Out

2010

Direito Constitucional e Economia - Inicio: 04/10

Coord: Daniel Wei Liang Wang

segunda-feira, das 19h00 às 21h30

Sába

16

Out

2010